Problema sério com lilo e grub (LONGO)

Já é a terceira vez que tenho problema tanto com o lilo como com o grub.
Usei o lilo no Kurumin e o grub do Conectiva,
O que ocorre é que ele perde o lilo ou o grub, esporadicamente e passa
a não reconhecer o HD.
Por isso, tenho dois HDs, pois achei que o problema era do HD de 80 e
comprei um de 40.
Deu o pau e chamei um técnico de hardware, que creio ser muito competente.
Ele deu uma limpea dessa vez e voltou a funcionar, ao menos por três dias.
Agora milagrosamente entrei no Windows e formatei o mbr, para testar.
Tenho dois palpites :
o primeiro é em relação ao ultra DMA, pois quando dá problema, é
sempre uma mensagem a respeito de não encontrar ou não ativar (sou
ignorante em hardware) o SMA.
Isso porquei ativei o ultra DMA no Kurumin.
A segunda hipótese é de ser uma incompatibilidade de meu hardware com
o reiserfs - coisa plausível, de acordo com o Morimoto.
Meu hardware : Athlon 100+
256 de RAM ddr
Gois cioolers, potentes.
@ HDS, um Sabsung de 40 e um de 80 secundário do qual não me lembroa marca.
Drive LG de CD
Drive Combo CD-DVD também LG
Placa VIA
Velox

Agradeço imensamente a quem puder fazer algo, pois detesto ficar sem o Linux.
Como sabem, não posso e creio não poder me livrar tão cedo do Windows
98, pois sou Músico e Arranjador, precisando do Sibelius 3 e Finale
2003, para os quais não há realmente similares no mindo do SL,
infelizmente.
Mas creio que o problema deve estar com minha instalação do Linux.
Uso o Kurumin porque ele reconhece de cara todo o meu hardware e
instala o Apollon e o Azureus, os quais uso muito.

Obrigado.
--
Renato Alvim - Membro da BSGI -Nam-myoho-rengue-kyo