Re: Resolver nomes da rede interna, DNS !?

On Wed, 22 Sep 2004 14:10:59 -0300, Gustavo Foschini
<gustavof@bioagri.com.br> wrote:
> Boa tarde a todos da lista.
Opa! Boa noite!

> Estou rodando um Debian em uma estação, dentro de uma rede Windows,
> gostaria de saber como e o que configurar para que o Debian consiga resolver
> os nomes dos micros que estão em rede.

Numa rede windows os nomes dos computadores não são resolvidos usando
DNS e sim NetBIOS... então pra isso eu lhe recomendo:

apt-get install samba.

> Por exemplo no shell se tento pingar
> o computador C-001 o sistema retorna a mensagem de que o host não existe, o
> mesmo em recursos acessíveis através do browser, quando digito o nome do
> servidor ele diz que não existe, só funciona quando digito o IP.

Você vai ver que agora os computadores vão se achar...

> Editei o arquivo /etc/hosts, e coloquei o nome dos servidores, porém
> a rede possui aproximadamente 100 estações, além disso o servidor está
> configurado com DHCP dinâmico, ou seja, vai dar um trabalhão editar o
> arquivo e colocar todos os IPs e nomes.

É, no caso isso ia ser um "serviço" mesmo... mas não é preciso...
apenas use samba que ele já vai saber quem é quem na tua rede (quem
usa NetBios).

> Obs.:Nosso firewall também o DNS (linux), coloquei o nome e o IP deste micro
> no arquivo /etc/resolv.conf mas não funcionou, ele ainda não reconhece os
> nomes dos micros.
>         Alguém pode sugerir uma alternativa para a solução deste problema.

Recomendo uma estudada mais profunda em redes...
Mas já passei por isso sem usar nenhum bind (dns server), acho que isso é
mais recomendavel se você tem/quer ter um domínio e tal.

> Muito obrigado a todos.
Não tem por onde...

--
Daniel Koch