nautilus e samba

Senhores, venho usando o samba como client em uma rede com AD. Adicionei minha máquina no domínio e consigo acessar os compartilhamentos em outra máquinas windows numa boa usando o smbclient -k ( que usa a autenticação kerberos). O grande problema é quando quero acessar esses mesmos compartilhamentos via nautilus. Ele simplesmente dá erro de autenticação sem nem mesmo pedir a senha. Uma alternativa seria usa o recurso smb://user:password@server/share/ que funciona bem. Nào gostaria de usar assim pelo simples fato da senha ficar em claro. Alguém sabe se o nautilus tem suporte a janela popup pedindo usuário e senha ? Ou se existe outra forma de acesso mais simples para um usuário leigo ?

Obrigado

--
Júlio César de Magalhães
Analista de Suporte - Poliedro/FNDE