Caracteristica ou defeito?

Boas,
hoje dei por mim numa situação algo invúlgar. Estava ligado no msn
como normalmente faço através do gateway bitlbee com o irssi num
terminal. Até aí nada de estranho até ao momento em que fiz logout A
minha intenção era deixar noutro terminal alguns processos a correr
no entanto não queria deixar o bitlbee a correr.
Como não tinha a certeza se o processo tinha sido morto ou não, entrei
de novo no irssi e fiz /server 127.0.0.1 para me ligar de novo no
bitlbee. E de facto a ligação foi estabelecida. Então pensando que o
processo não tinha parado quando fiz logout do terminal de onde o
chamei saí de novo do irssi e resolvi matar o processo. E foi aí que
algo me chamou à atenção: quando fiz ps ax |grep bitlbee nada
apareceu, tentei confirmar pela lista de processos existentes até com
o top mas o processo não existia na lista e no entanto eu
conseguia-me ligar à gateway bitlbee. Ora passado uins tempos a
tentar descobrir porque que isto estava a acontecer descobri por
acaso que se não me ligasse o processo não existia mas assim que
fazia /server 127.0.0.1 no irssi, o processo era "ressuscitado" e
voltava a aparecer na lista de processos a correr no sistema. Ora a
dúvida é esta: isto é uma funcionalidade documentada ou é algo que
não é suposto acontecer? Até agora não consegui encontrar referências
sobre este detalhe.

Agradeço os comentários sobre este assunto.
Cumprimentos.