From: "igorabrahao" <igorabrahao@itelefonica.com.br>
To: "debian-user-portuguese" <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Thursday, September 09, 2004 6:32 PM
Subject: Re: apt-cdrom add

Oi Hélio,

> A saída foi :
> ls -la /dev/cdrom
> lrwxrwxrwx 1 root root 3 2004-09-08 16:37
> /dev/cdrom --- hdc

Ok, seu cdrom é o primary master da 2ª controladora ide.

> dmseg | grep hd*
> hda: samsung sp0802n , ata disk drive
> hdc: samsung cd-r/rw sw-252b , atapi cd/dvd-rom drive
> hdd: hl-dt-stdvd-rom gdr 8162b , atapi cd/dvd-rom

E sendo assim, notamos que o hdc é o gravador de cd's,
como root tente mount -t vfat /dev/cdrom /cdrom (com
um cd no gravador).
Depois rode o ls /cdrom e me diga se consegue visualizar
o seu cd.
Se você tentou configurar o seu gravador colocando
a linha append="/dev/hdc=ide-scsi" então a coisa vai
um pouco mais longe, por que dai ele deixa de
ser /dev/hdc e passa a ser /dev/scd0.

Faça o seguinte, tente montá-lo com a linha do mount
que passei acima, se como root der certo ai você
adiciona o usuário ao grupo cdrom com o comando
adduser seu_nome_de_usuário cdrom.
Se não funcionar, mande o conteúdo do arquivo /etc/fstab
e a resposta de ls / pra que eu saiba se está
configurado corretamente e se existe o diretório /cdrom.