Re: É possível vírus no Debian?

Alexandre;
* Musashi corta a msg que Alexandre Augusto enviou para Still:
> Sempre soube que nunca houve nenhum vírus no Debian. Mas e se um
> desnaturado resolver elaborar algum? Isso é possível? Que eu saiba  não
> existem anti-vírus para o Debian. Como seria?

	Vírus só afetaria um sistema Linux se a pessoa usasse a conta
root ou colocasse uma conta de usuário comum com "poderes" de root na
máquina.
	Na verdade, devem existir um monte de "worms" para Linux
circulando por aí, mas os cuidados devem ser os mesmos que os usuários
dos (coitados) rwindows devem ter: nunca abrir arquivos suspeitos, etc,
etc e etc..
	No Linux, existem vários anti-vírus. Na verdade, ferramentas
para a detecção de vírus feitos para rwindows. Dê uma verificada no
clamav.
	Recentemente, foi descoberto uma falha no kernel dos servidores
Debian que permitiu que um "cracker" acessasse as máquinas com "poderes"
de root.
	Bom, não foi um vírus ou um "worm", mas até então, não houve
danos sérios, a não ser o orgulho da comunidade.
	Tenha em mente os seguintes fatos: não existe sistema 100%
seguro e o que um homem fez, outro mais esperto pode desfazer. Se vc
quiser um sistema 100% seguro mesmo, tire-o da Net, desabilite as portas
seriais, incluíndo as USBs e desabilite os "drives" de CD e "floppy".
Daí, é possível que esteja um pouco mais seguro. :)

[]'s,

Still
gnupgID: 55577339                    `-       | Chinese Proverb