servidor de e-mail intranet

Pessoal, hoje um cara me pediu uma montagem de um servidor de e-mail para a
intranet dele, tipo, só para trocar e-mail com o pessoal da firma.
nunca montei nem um tipo de servidor de e-mail e estou perdido.
ele precisa acessar esses e-mail via browser, tipo um webmail, e via pop3.

alguém tem qualquer dica por onde começar a ler? desde como funciona até a
dica de um software bom? conheço o sendmail, postfix, mas nunca montei
nenhum. qual deles é mais prático? não preciso de muitos recursos, só uma
carinha bonitinha para o acesso via web... :-)

grato desde já

Daniel