Entendi?

Deixa ver se aprendi alguma coisa com a discussão: Proxy tranparente e quando as estações não precisam fazer autenticação no proxy e esse apenas "compartilha" a conexão com as estações, no caso quem faria isso é o iptables. Squid requer autenticação, mas pode armazenar sites em cache para acesso offline? É isso mesmo? Entendi certo? Desculpem a dúvida, mas é sempre bom assimilar né?

marciotex@pop.com.br wrote:
"Daniel" writes:

> Na verdade estou querendo fazer o uso do squid para bloqueio de sites
> indesejados e também para fazer o proxy cache para ter um desempenho maior
> na internet e, além disso, aqui acontece muito de cair a internet por causa
> do servidor dns central, ao qual eu nào tenho acesso e não tenho como
> escapar, então um proxy cache poderia segurar a onda de alguns sites
> enquanto o servidor dns volta no ar.
Certo. Bloqueio de sites e cache. Não sei como poderias fazer fazer
proxy transparente com o Squid. Isto porque estou entendendo (e posso
estar errado) proxy transparente como aquele no qual os clientes (os
navegadores da vida) nada sabem sobre o proxy, são configurados como se
acessassem diretamente ao servidor http que serve a página alvo.
O proxy transparente que conheço é com o iptables fazendo NAT. Mas daí
não vejo como pôr o Squid na jogada e, portanto, como fazer
cache. Bloquear sites também seria um problema pois terias que fazê-lo
via iptables que só conhece IP's (estou certo?) e bloqueas sites por
IP's é uma tarefa árdua.
Assim, ao que me parece, ou cache/bloqueio com Squid ou proxy
transparente com o Iptables. Os dois juntos não dá. Pessoal, me
corrijam, eu posso estar errado já que estou tateando nesta matéria.
> além disso, também gostaria de fazer tudo isso para aprender, é sempre bom
> né? :-)
Com certeza. Tem mais é que fuçar mesmo. Este é o espírito. Boa sorte.

djí nada :)
té+v
--
Marcio Roberto Teixeira
Acesso à lista mediante nntp. Por favor, não escreva diretamente para