Re: [ANUNCIO] Debian-BR-CDD 1.0 pre2

Daniel wrote:
Olá Otávio.

em primeiro lugar, obrigado pela dica, estou baixando a imagem e farei uma
instalação para ver como ficou.

Uma pergunta: enquanto esta baixando a imagem vi que ela tem a extensao
.raw. Aqui no laboratório onde trabalho só tem ruindow com gravadora de cd.
Qual programa do ruindows le essa imagem para que eu possa fazer o cd?

http://debian-br.alioth.debian.org/docs/sgml/debian-br-faq/debian-br-faq-html/ch-cd-iso.html

Perguntas Feitas Frequentemente - Debian-BR
Capítulo 11 - CDs e ISOs - Problemas com gravação/download de CDs/Imagens
11.1 O que é o formato .raw?

O .raw eh um formato "cru", ou seja, eh uma imagem extraida direto de um dispositivo no formato em que esteja no dispositivo.

Assim, se o dispositivo for o HD, um .raw dele seria um filesystem no formato ext3 (no meu caso); se for /dev/gpmdata, um .raw seria um stream de dados no formato escolhido para o mouse em /etc/gpm.conf; se for /dev/random, um .raw seria uma stream de numeros aleatorios; se for um floppy, seria um filesystem umsdos (ou vfat, ou ext{2,3}, etc).

No caso do dispositivo ser um CD, um .raw seria um filesystem no formato iso9660. Para facilitar, algumas pessoas trocam a extensao .raw para .iso.... mas isso eh somente uma questao de nome.

Dessa forma, se vc tiver uma imagem de um CD gravado em um arquivo com extensao .raw, quase com toda certeza ele terah o formato iso9660 (embora o CD possa ter qualquer formato, o iso9660 eh o mais usado).

Contribuída por Pablo Lorenzzoni <spectra@debian.org>