Placa de som e dvd

Boa tarde Lista!

Gostaria de saber se alguem pode me ajudar, tenho o kernel 2.4 só que a minha placa de som não está funcionando
 .... é uma soundmax. Será que tenho que compilar o kernel para que ela funcione ?

Ha também tenho um dvd no meu micro e aí baixei o xine-ui só que não consigo montar o dvd .... pois ele dá um erro dizendo que não encontrou o /dev/dvd e eu olhei dentro do dev e não tem nenhum dvd mesmo ..... como eu posso fazer ?

Jonatan Marin
Nucleo de Informatica - FSG
jonatan.marin@fsg.br