Re: [OFF] firebird - internal gds software consistenc

>   Bem, quanto ao segundo tipo de mensagem não me lembro direito então não
> vou arriscar um chute, mas a primeira mensagem de erro quer dizer que
> existem um ou mais registros dentro do banco de dados corrompidos.

A segunda msg de erro eu verifiquei e parece que é quando o banco tenta
conectar pela primeira vez ao inetd e não consegue mas não causa nenhum
problema isso.

>   Para acabar com este xabu, você ou o DBA deve localizar o registro
> danificado e apaga-lo. Este erro comigo ocorria quando eu utilizada a
> versão 1.2 do firbird (linux) e o arquivo ficava acessível para estações
> win98,NT, Win2K através de um compartilhamento do Samba.

Realmente o arquivo gdb é acessivel a todos pelo samba, mas acho que o
problema não é isso pq sempre foi assim e só agora começou a ocorrer o
problema.

>   Parece que há uma opção estranha no samba (acho que oplocks ou similar)
> sobre lock de arquivos que pode corromper arquivos, quando sobre grande
> demanda então esta opção tem que ser alterada (agora não sei qual é, mas
> tem pelo google).

Verifiquei no meu smb.conf e não tem nenhum oplocks, vou consultar a
documentação do samba para verificar se é viavel colocar essa opção.

> Outra forma que também resolveu meu problema foi
> atualizar meu servidor Firebird para a versão SuperServer 1.5 e atualizar a
> dll nos clientes.

Acabei de atualizar para a versão 1.5 via tarball, espero que ajude em alguma
coisa, apesar da empresa que faz o software não aconselhar colocar essa
versão (sic), coloquei-o mesmo assim, afinal todos os sysadmin que conversei
não vêem nenhum problema em usar a versão 1.5, pois não consta bugs nela.

> Para saber se o problema é no servidor ou no cliente
> basta verificar onde os registros danificados estão, se forem em tabelas
> utilizadas por usuários normais
> então o problema foi causado pelo cliente, mas se forem em tabelas do
> sistema então o uso foi causado pelo servidor.

o arquivo do banco esta no servidor numa pasta compartilhada pelo samba,
visivel a todos.

>   Nota: Eu programo em Delphi/Object Pascal a mais de 4 anos e em Python,
> C++, PowerBuilder, e o Delphi é muito bom para dar manutenção e desenvolver
> aplica ções gigantescas e visuais. Dixando *muito* pouco a dever ao C++ (Na
> minha opnião a linguagem mais poderosa da terra ! :) Os únicos que podem
> falar mal do Delphi são aqueles que programam em SmallTalk ou Assembler !!

Desculpe se te ofendi em relação ao delphi. Mas sobre a melhor linguagem, isso
é uma opinião muito pessoal de cada um, eu já acho que a melhor é o java, mas
tenho amigos que acham que o melhor é o C++. Na verdade, a melhor linguagem é
aquela que te atende totalmente, nunca te deixando na mão. Falei do Delphi,
pq tem verdadeira repulsa a qualquer linguagem orientada totalmente a M$, mas
sei que existem profissionais extraordinários trabalhando com Delphi e também
sei que existe o Kylux que é o próprio delphi no linux.

Mas de qualquer forma mt obrigado pela ajuda, vc me esclareceu pontos
importantes a respeito do firebird.

--
EDUARDO CRESTANI
Programador | UIN# 38352716