[OFF] firebird - internal gds software consistenc

Amigos,

Estou tendo um problema sério de banco de dados truncado, talvez alguem que
tenha o firebird SS 1.0.2.908-2 saiba pq esse tipo de problema ocorre. Eu
desconfio que possa ser algum problema do software que os usuários usam, mas
não tenho certeza. O servidor nunca foi desligado inapropriadamente e o hd
esta ok. O banco esta sendo usado há alguns anos, só agora que começou a
ocorrer esse problema, e o software que os usuários usam de vez em quando tem
algum tipo de atualização de versão (feito em delphi urrgghhh).

Eis o log do erro:

gia (Server)       Tue Aug  3 10:31:02 2004
        Database: /caminho_banco/IBDados/dbib_dtd.gdb
        internal gds software consistency check (wrong record length (183))

Também aparece muito essa msg no log:

gia (Server)       Tue Aug  3 17:37:36 2004
        INET/inet_error: send errno = 32

Alguém sabe o que poderia ser isso? má programação do software dos clients?
versão do firebird? hd? servidor?

--
EDUARDO CRESTANI
Programador | UIN# 38352716