instalar um servidor Debian GNU/Linux

Olá pessoal.

Assumi o compromisso de executar uma tarefa nova para mim: instalar um
servidor Debian GNU/Linux numa rede com 20 desktops windows. Não sou
profissional na área de computação. Talvez esteja começando a ser :)
Nunca havia pensado em ganhar grana mexendo em computadores mas pintou a
oportunidade e eu não devo recusá-la.

O cenário:

1) a Internet será compartilhada por toda rede via um ponto de adsl;

2) ainda não sei se o modem é também roteador (saberei logo);

3) há um servidor Dell novinho em folha (ainda não sei suas
   especificações, saberei logo), para smtp, samba, backup, impressão,
   servidor web  (talvez squid e mysql também), todos estes serviços
   devem ficar restritos à rede interna;

4) 20 desktops rodando windows (não por muito tempo, eu os convencerei a
   migrar :) )

5) uma máquina antiga (provavelmente um P100) para firewall

Bem, minhas primeiras dúvidas são as seguintes:

1) Pelo que tenho me informado, o firewall (iptables) necessariamente
   deve rodar noutra máquina que o servidor "interno", por
   segurança. Estou certo?

2) A máquina firewall necessariamente deve ser a máquina roteadora? Por
   quê?

3) Qual a diferença entre router e gateway?

4) Supondo que o modem seja roteador, não há problema em se ter uma
   outra máquina fazendo roteamento?

5) Sites, links e dicas sobre o assunto? Já li e estou estudando os
   HOWTOS "clássicos", (networking, router...) da ldp, além da
   documentação do netfilter.

Obrigado pela atenção,
--
Marcio Roberto Teixeira