Re:

On Fri, 23 Jul 2004 10:10:56 -0300, José de Paula wrote:

><corta>
><corta>
><corta>
>
>Hm... E o Debian, onde entra nessa história toda?

	Ele seguiu essas recoemndações:

30.13 Netiqueta

São recomendações que tem como objetivo facilitar a para comunicação através dos
recursos de uma rede. O nome Netiqueta vem de "Etiqueta de Rede" (Net Etiquete). O
material desta seção foi escrito com base nos anos de observação que tive via
internet e também com referência a rfc 1855.
30.13.1 Recomendações Gerais sobre a Comunicação Eletrônica

    *

      Como recomendação geral, lembre-se que a conversa via internet é feita
sempre de uma para outra pessoa ou de uma para várias pessoas, e que a forma de
comunicação é a mesma que utilizaria se estivesse de frente a frente com a pessoa.
Nunca diga algo que não diria se estivesse diante da outra pessoa. Existem pessoas
que por estar atrás de um monitor, se sentem "maiores" se esquecendo disso e
causando prejuízos de comunicação (e sem imaginar que a pessoa do outro lado da
linha existe).

      Apesar do modo que as frases são escritas expressarem o jeito que a outra
pessoa está do outro lado da linha e seu tom de comunicação no decorrer da
conversar, existem algumas coisas que não podem ser totalmente expressadas através
da Internet, como por exemplo a expressão da "face" das pessoas. Para isto foram
criados símbolos chamados smileys que expressam a face da outra pessoa em
determinado momento, e dependendo do sentido da conversa, um smiley pode expressar
corretamente a intenção de sua frase. Os mais usados são os seguintes:

     :-)   --> Sorriso

     :-(   --> Triste

     ;-)   --> Piscadinha

     :-O   --> De boca aberta

     :-|   --> Sem graça

     8-)   --> De óculos

     |-)   --> Com sono e feliz

     <:-)  --> Bobo

      Para entender o sentido do smiley, veja ele de lado (45 graus). Use os
smileys em suas conversações, mas com cautela. Não espere que a inclusão de um
smiley sorridente ":-)" deixe o destinatário da mensagem contente com um
comentário rude ou insulto.
    *

      ESCREVER EM MAIÚSCULAS significa gritar quando escrever mensagens
eletrônicas.
    *

      Use *asteriscos* para destacar uma palavra ou frase. _Isso_ indica uma
palavra/frase sublinhada.
    *

      Se você troca mensagens com pessoas do mundo todo, não espere que um japonês
responda logo seu e-mail que enviou as 15:00 da tarde. A essa hora no país dele,
ele está roncando forte na cama e sonhando com a placa 3D que vai ganhar para
melhorar o desempenho de seus jogos de Linux.
    *

      Durante a comunicação com pessoas de diferentes regiões (ou países), evite a
utilização de gírias, ou expressões regionais. Uma interpretação em uma
determinada região não garante que ela tenha o mesmo significado para seu
destinatário, as vezes pode ser até ofensiva.
    *

      Assuma que sua mensagem está trafegando sobre uma via não segura, desta
forma não envie informações pessoais que não enviaria em uma carta comum. O uso de
criptografia pode garantir melhor segurança na transmissão de dados.

30.13.2 Email

    *

      Tenha o hábito de colocar sempre um assunto na mensagem que envia para
identificar seu conteúdo.
    *

      Respeite os direitos autorais das mensagens de e-mail. Se precisar
encaminhar mensagens, preserve seu conteúdo original.
    *

      Procure limitar o tamanho da linha a 70 caracteres. Muitos usuários utilizam
cliente de e-mail em modo texto, e nem todo mundo usa a mesma resolução que você.
    *

      Caso o e-mail que responda tenha mais que 100 linhas, é recomendável colocar
a palavra "LONGA" no assunto da mensagem. Se possível corte as partes não
necessárias da mensagens de respostas tendo o cuidado de não "cortar" de forma mal
educada a mensagem de outra pessoa.
    *

      Não espere que o espaçamento ou desenhos ASCII usados em uma mensagem sejam
mostrados corretamente em todos os sistemas.
    *

      Utilize sempre uma assinatura no final da mensagem para identificar você e
principalmente seu endereço de e-mail. Em alguns cliente de e-mail, o campo
Reply-to é bagunçado, e em e-mails redirecionados o endereço de resposta é
excluído. A assinatura facilita encontrar o remetente da mensagem. Tente manter a
assinatura em um tamanho de no máximo 4 linhas.
    *

      Não repasse mensagens de corrente por e-mail. Elas tem somente o objetivo de
espalhar boatos na Internet e se espalhar. Normalmente elas vem com uma história
bonita e no final diz se não repassar acontecerá tudo ao contrário com você ou
algo do tipo. Não vai acontecer nada! ignore isso e não entre na corrente!

      Pelas políticas da Internet, você pode ter sua conta de e-mail perdida se
fizer mal uso dele.

30.13.3 Talk

    *

      Use sempre quebra de linhas ao escrever suas mensagens, use pelo menos 70
caracteres para escrever suas mensagens de talk. Evita escrever continuamente até
a borda para fazer quebra de linha automática, alguns clientes de talk não aceitam
isso corretamente.
    *

      Sempre que termina uma frase, deixe uma linha em branco (tecle enter 2
vezes) para indicar que a outra pessoa pode iniciar a digitação.
    *

      Sempre se despeça da outra pessoa e espere ela responder antes de fechar uma
seção de conversação. O respeito mútuo durante um diálogo é essencial :-)
    *

      Lembre-se que o talk normalmente interrompe as pessoas que trabalham
nativamente no console. Evite dar talk para estranhos, pois podem fazer uma má
impressão de você. Tente antes estabelecer outros meios de comunicação.
    *

      Se a outra pessoa não responder, não assuma de cara que ela está ignorando
você ou não levando sua conversa muito bem. Ela pode simplesmente estar ocupada,
trabalhando, ou com problemas no cliente de talk. Alguns cliente de talk dão
problemas durante a comunicação remota, lembre-se também que sua comunicação é via
UDP :-)
    *

      Se a pessoa não responder seus talks durante certo tempo, não deixe ele
infinitamente beepando a pessoa. Tente mais tarde :-)
    *

      Seja atencioso caso utilize mais de uma seção de talk ao mesmo tempo.
    *

      O talk também leva em consideração sua habilidade de digitação. Muitos erros
e correções contínuas fazem a outra pessoa ter uma noção de você, suas
experiências, etc ;-)

30.13.4 ICQ

O ICQ é uma excelente ferramenta de comunicação em tempo real, usada
principalmente para localizar quando uma pessoa está on-line. Este documento
inclui algumas recomendações de ICtiQueta (Etiqueta no ICQ) para melhor os
usuários aproveitarem melhor esta ferramenta.

    *

      De atenção ao status do ICQ da outra pessoa. Se ela estiver "on-line" ou
"free for chat" significa que ela está desocupada e que pode conversar naquele
instante. Se estiver como não perturbe, envie somente mensagens se for mesmo
preciso.
    *

      Seja também sensato ao usar o ICQ. Não entre nele caso não possa conversar,
ou avise isso mudando seu status para o mais adequado para a situação, assim os
outros poderão entender que está longe do computador, não disponível ou ocupado.
    *

      É recomendável ser prudente quanto ao envio de mensagens no ICQ, não envie
mais do que 4 mensagens seguidas, pois a outra pessoa terá dificuldades para
responder a todas elas mais outra que talvez possa estar recebendo de outras.
    *

      Guarde seu login e senha de ICQ em um lugar seguro. Caso ela seja perdida,
você terá trabalho para avisar a todos de sua lista de contato.
    *

      Caso alguém de sua lista de contatos esteja sempre on-line e não lhe envia
mensagens há muito tempo, não fique com a impressão de que ela não quer trocar
mais mensagens com você. Pode ser apenas que ela tenha reinstalado seu programa de
ICQ e não tenha anotados todos seus UIN's.

      Normalmente quando se envia uma mensagem para a pessoa, o UIN é
automaticamente cadastrado em sua lista.
    *

      Não pense que a opção "Requer Autorização" te de o controle total de quem
terá ou não seu número de ICQ em sua lista. Utilize as opções de privacidade para
configurar.
    *

      Sempre que enviar uma URL, procure descrever algo para seu interlocutor na
mensagem.
    *

      No modo de chat, use as recomendações descritas sobre o talk (em Talk, Seção
30.13.3).
    *

      Como em toda comunicação on-line, seja cauteloso quando a pessoa que
conversa. Nem sempre quem conversamos do outro lado é a pessoa que esperamos
encontrar. Lembre-se que um registro falso e uma identidade pode ser criada sem
dificuldades por qualquer pessoa.

30.13.5 Listas de Discussão via Email

    *

      Tente se manter dentro do assunto quando responder mensagens de listas. Seja
claro e explicativo ao mesmo tempo :-)
    *

      Sempre coloque um assunto (subject) na mensagem. O assunto serve como um
resumo do problema ou dúvida que tem. Alguns usuários, principalmente os que
participam de várias listas de discussão, verificam o assunto da mensagem e podem
simplesmente descartar a mensagem sem lê-la porque as vezes ele não conhece sobre
aquele assunto.
    *

      Nunca use "Socorro!", "Help!" ou coisa do gênero como assunto, seja objetivo
sobre o problema/dúvida que tem: "Falha ao carregar módulo no do kernel", "SMAIL
retorna a mensagem Access denied", "Novidades: Nova versão do guia Foca Linux"
;-).
    *

      Procure enviar mensagens em formato texto ao invés de HTML para as listas de
discussão pois isto faz com que a mensagem seja vista por todos os participantes
(muitos dos usuários GNU/Linux usam leitores de e-mail que não suportam formato
html) e diminui drasticamente o tamanho da mensagem porque o formato texto não usa
tags e outros elementos que a linguagem HTML contém (muitos dos usuários costumam
participar de várias listas de discussão, e mensagens em HTML levam a um excesso
de tráfego e tempo de conexão).
    *

      Tenha cautela e bom censo em suas mensagens para listas e grupos de
discussão, considere que cada mensagem que posta é são arquivadas para futura
referência.
    *

      Quando o conteúdo das mensagem tomar outro rumo, é ético modificar o assunto
do e-mail para se adequar ao novo conteúdo da mensagem. Por exemplo, Correção nas
regras de Netiqueta para Conversa de pessoa para pessoa (Era: Correção das regras
de Netiqueta).
    *

      Quando a conversa em grupo sair do assunto e envolver apenas duas pessoas, é
conveniente retirar os endereços das pessoas/listas do CC.
    *

      Não mande arquivos grandes para as listas, principalmente se eles tiverem
mais que 40Kb de tamanho. Se precisar enviar arquivos maiores que isso, envie
diretamente para os e-mails dos interessados depois de perguntar.
    *

      Quando enviar mensagens para listas de discussão, seja educado e cordial
quanto ao conteúdo de sua mensagem. Envie CCs para as pessoas que dizem respeito
ao assunto, assim com a lista.
    *

      Tente ignorar ou não responda mensagens de "Guerras" em listas (Flame Wars),
caso queira reponde-la por algum tipo de agressão de quem mandou a mensagem,
esperar para responde-la a noite (nunca é garantida uma boa resposta no momento
que está de cabeça quente). Lembre-se de quando responde uma mensagem de "Flame
War" a "altura" de quem mandou seus ataques, está sendo igualmente tão baixo
quando o "nível" dessa pessoa.
    *

      Caso se desentenda com alguma pessoa em uma lista de discussão, não envie
mensagens agressivas para a listas, se precisar, faça isso diretamente para a
pessoa! Você pode se arrepender disso mais tarde.
    *

      Não culpe o administrador da lista pelos usuários que participam dela.
Notifique somente usuários que não estejam colaborando com a lista e outras coisas
que prejudiquem seu funcionamento. Administradores preservam o funcionamento das
listas, e não o policiamento dos usuários.
    *

      Não use auto respostas para listas de discussão. Pelos inconvenientes
causados, você pode ser descadastrado ou banido de se inscrever na
lista/newsgroup.
    *

      Salve as mensagens de inscrição que recebe da lista. Ela contém detalhes
sobre seus recursos, e a senha usada muitas vezes para se descadastrar dela ou
modificar suas permissões de usuário. O administrador pode te ajudar nessa tarefa,
mas não espere que ele esteja sempre disponível para realizar tarefas que podem
ser feitas pelo próprio usuário.
    *

      Muitas pessoas reclamam do excesso de mensagens recebidas das listas de
discussão. Se você recebe muitas mensagens, procure usar os filtros de mensagens
para organiza-las. O que eles fazem é procurar por campos na mensagem, como o
remetente, e enviar para um local separado. No final da filtragem, todas as
mensagens de listas de discussão estarão em locais separados e as mensagens
enviadas diretamente a você entrarão na caixa de correio principal, por exemplo.

      Um filtro de mensagens muito usado no GNU/Linux é o procmail, para maiores
detalhes consulte a documentação deste programa.

      O Netscape também tem recursos de filtros de mensagem que podem ser criadas
facilmente através da opção "Arquivo/Nova SubPasta" ("File/New Subfolder") do
programa de E-mail. Então defina as regras através do menu "Editar/Filtros de
Mensagens" ("Edit/Message filters") clicando no botão "Novo"("New").

Guia Foca GNU/Linux
Versão 5.28 - quinta, 15 de maio de 2003
Gleydson Mazioli da Silva gleydson@cipsga.org.br

- --

Um abraço

Gilberto F da Silva
[Netiqueta]
§ Respostas  e comentários devem  vir após o  texto original ou  parágrafo a
parágrafo.
PGP Public Key Fingerprint= 7A07 26C9 20A0 4BCB 7FBC  C577 271B A05A D321 1B0E