NumLock e Shift no Linux

Saudações à Todos,

 Sou novato em Linux e no Debian... e tem um detalhe no Debian que não me agrada e não encontrei informação de como mudar isso, aí vai...

 No linux a tecla Shift tem uma função de NumLock temporário (ou quase)... Veja a explicação no final deste e-mail...

 Eu gostaria de saber como posso modificar isso... Iso ocorre tanto nas janelas do KDE como no terminal do Konsole, não verifique os outros terminais, mas posso ver se for necessário...

 Eu gostaria de saber se posso desativar essa função... Ou mudar a tecla que faz isso... Para Alt, por exemplo, já que esta aparentemente não faz nada...

 Entenda o que eu quis dizer com NumLock temporário, a seguir...

 Se o NumLock estiver ativo o teclado númerico apresentará números quando as teclas são pressionadas...
 Se o NumLock não estiver ativo o teclado númerico irá ter as funções de setas, Home, PgUp, PgDn, End, Del, Ins...

 Isso eu já estou acostumado...

 Entretanto, com a tecla Shift as coisas começam a ficar estranhas...

 Se NumLock esta inativo e eu pressiono Shift+Home, não será acionada a função Home (ou o atalho Shift+Home, configurado no Controle do KDE), mas será exibido o número 7 como se o NumLock estivesse ativo...

 O mesmo ocorre no sentido contrário, se NumLock está inativo e eu pressiono Shift+7 (do teclado numérico), não será exibido o número 7, mas será chamada a função associada ao atalho Shift+Home...

 Porque quero mudar...

 Não estou acostumado a utilizar os atalhos Ctrl+C, Ctrl+V e Ctrl+X... para copiar, colar e recortar... E sim, Ctrl+Ins, Shift+Ins e Shift+Del... Que eu configurei no KDE...

 Mas, também estou acostumado a utilizar o teclado númerico com NumLock desativado, ao invés do teclado de setas... E, normalmente, utiliza-se Shift+Setas para seleção (o que não funciona no teclado numérico a menos que eu lembre que mudar o NumLock...) e os atalho já mencionados...

__ __ /_/\/ /\ Conhecimento é controle!!!
\ \ \/ /
\_\/\_\/  Divirtam-se!!!