-----Mensagem original-----
De: Robson Azevedo Rung [mailto:rrung@ig.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 14 de julho de 2004 12:02
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Instalação

Bom dia a todos.

Estou tentando instalar o Debian em minha máquina para começar a aprender o
sistema.

A configuração é:

XP2000+/Abit KD7-RAID (KT400)/512Mb RAM/HD Samsung SpinPoint 802N/HD
XP2000+Maxtor
Diamond Max 6

O HD Samsung está como master na primeira controladora RAID (/dev/hde), e o
Maxtor está como master na segunda controladora RAID (/dev/hdg).

A partição onde estou tentando instalar o linux fica no /dev/hdg. É uma
partição de 5Gb, do tipo ext2. Criei também uma outra de 1Gb como swap, no
mesmo disco.

Infelizmente, estou tendo algumas dificuldades com a instalação. Primeiro,
tentei instalar o Woody, mas ele não reconheceu a minha controladora RAID
(HighPoint 372). Seguindo as dicas do Fábio Rabelo, tentei carregar os
módulos via disquete, mas não consegui encontrar o módulo correto. Pelo que
andei pesquisando, o módulo seria o ataraid.o ou hptraid.o. Não encontrei
nenhum dos dois no pacote de drivers que vem no CD de instalação do Woody.

Parti então para a segunda dica do Fábio que seria usar uma outra imagem de
instalação. Tentei usar a Hilux, e consegui instalar o sistema sem problemas
(colocando o lilo no mbr), pelo menos até a hora do boot. No momento do
boot, não aparece o lilo, mas sim um monte de "0" na tela, e trava. Refiz a
instalação, colocando o lilo no /dev/hdg. As coisas mudaram um pouco. Ao
invés de "0", apareceram vários "40", sem parar :-). Ainda tentei usar o
BootMagic 8.0, da PowerQuest, mas não funcionou. Ele não conseguiu
inicializar a partição do Linux.

Parti então para outra tentativa, que foi usar o novo instalador do Sarge.
Também consegui instalar e o problema veio novamente no boot. Quando o grub
vai carregar, a máquina dá boot, e fica para sempre em loop.

Alguém tem alguma idéia do que possa estar causando esse problema?

Gostaria de dicas também de como carregar o módulo da controladora RAID,
usando a instalação do Woody.

Obrigado,

Robson.