apt-get não funciona de jeito nenhum! URGETE!

Pessoal, estou com o seguinte problema:

-tenho um server debian woody 3.0 sobre o kernel 2.4.20 que está atras de um modem/router ADSL que está funcionando no modo router.
-uso esse servidor debian para fazer NAT e compartilhar a internet com a rede local.

até ai tudo bem,
o problema é quando dou apt-update para atualizar o apt-get pela web (ftp,http,etc) e  no debian aparece:
0% [Connecting to ftp.br.debian.org (200.17.212.129)]
e depois de muito tempo, aparece uma mensagem dizendo que não conseguiu conectar.
o estranho é que o ping funciona para todos os endereços (inclusive os do sources.list),

não entendo pois no kurumin o apt-get funciona perfeitamente, inclusive na rede local que está atrás do servidor.
Eu ja tentei inclusive copiar os arquivos do Kurumin para o debian (sources.list, apt.conf, etc) mas continua sem funcionar.

Já tentei varias coisas, pesquisei na internet mas não achei nada que resolvesse o meu problema.

Qualquer ajuda será bem vinda.

[ ]´s

Leonardo Mendes