Re: Modem no Debian

On Tue, 13 Jul 2004 16:26:30 -0300 (BRT), Moisés Jardim Pinheiro
<jardimpinheiro@pop.com.br> wrote:
> Olá pessoal, qual modem vocês me indicariam para comprar que seja suportado e
> funcione perfeitamente no meu Debian GNU/Linux?

Na minha experiência, os chamados softmodems (baratos, com preço entre
30 e 50 reais) não valem a pena. Os fabricantes só escrevem "drivers"
para Windows; na verdade, o que um hardmodem faz, esses softmodems
deixam para a CPU fazer (claro, com as máquinas de hoje em dia isso
não é tão importante). Quando existem drivers para Linux, é necessário
um pouco de sorte para o chipset funcionar, e se você for usar sua
máquina com outro sistema operacional, como FreeBSD ou BeOS, você
estará vendido.

De tanto passar raiva com softmodems, comprei um modem externo, serial
(não precisa ser um US Robotics), da Genius. Foi bastante caro, uns
250 reais, mas o caso é que funciona em qualquer SO que suporte uma
porta serial, Linux, FreeBSD e BeOS incluídos, com a vantagem de
liberar a CPU de mais esse processamento.

Entretanto, há vários casos de pessoas que tiveram sucesso em
instalar/configurar os softmodems no Linux. Se você não for muito de
atualizar kernel ou usar outros SOs na sua máquina, talvez (e apenas
"talvez") um softmodem suportado no Linux valha a pena.

Para ver se o softmodem que você quer comprar é suportado, dê uma
olhada no seguinte site:

http://www.linmodems.org

(mas verifique ANTES de comprar, para não ter supresas desagradáveis).
Via de regra, TODOS os hardmodems que se prezam são suportados,
principalmente os seriais externos.