Re: Usar o /usr em partição separada

Pode!
Para fazer isso, basta inicialmente criar a partição no espaço livre do
disco (com o cfdisk por. ex.), depois formatar com o sistema de
ficheiros que quiser (mkfs.ext3 por exp.).

Depois edite o /etc/fstab (vi /etc/fstab) e copie a linha que monta o /
mas a montar a partição que criou na directoria /usr.

Boa Sorte ;-)