Re: Link simbólico

Só pra ratificar,

2004-05-08, 22:32 -0300, Igor:
> Um hardlink também é um atalho para um arquivo ou pasta, só que não
> pode ser usado para um arquivo que esteja em uma partição com
> formatação diferente da que ele está,

Um hardlink só pode ser criado se apontar para a mesma partição, para o
mesmo sistema de arquivos. Não funciona de uma partição pra outra, mesmo
se elas tiverem o mesmo sistema de arquivos (filesystem). Isso é assim
porque um hardlink é um alias, um outro nome para o mesmo arquivo, para
os mesmos dados. Um hardlink sempre aponta para o INode onde estão os
dados. Assim se você mover um hardlink, ele vai sempre apontar pro mesmo
lugar. A diferença também é que depois que você criou um hardlink, não
há como diferenciar entre "arquivo original" e "link".

Já um softlink pode ser usado através de partições diferentes e pode
também apontar para diretórios. Ele aponta para o nome do arquivo, e não
para o INode. Se o arquivo for removido ou movido, o link aponta pro
Nirvana :).

> se você mover o arquivo não terá
> problemas porque o hardlink continuará apontando para ele, só que ele só
> pode ser criado pelo root.

Tanto hardlink como softlink podem ser feitos por usuários normais, a
não ser que haja uma política de segurança paranóica (chmod 700 /bin/ln;
chown root.root /bin/ln). A única restrição é que links só podem ser
criados em sistemas de arquivos que o suportam. Por exemplo não dá pra
criar um link num sistema VFAT.

Até

Claudio

--
+- .''`. ---| Dipl.-Inf. Univ. Claudio Clemens |------| Sarge |-------+
| : :' :      asturio at gmx (.) net           GNU/Linux User #79942  |