Dúvidas na Instalação de uma Grid

Oi, a todos...

Tenho muitas dúvidas e por isso recorro constantemente a lista onde sei que tem muita gente que saca das coisas (é o melhor repositório de informações, em minha opinião).

Como sou novato no Debian, estou com certos problemas para instalar o Globus Toolkit. Talvez pouca gente conheça, mas é um conjunto de aplicações que permitem montar e/ou participar de uma Grid. Mas enfim, o fato é que tenho que instalar uma série de pre-requisitos (como Java, Ant, Postgresql, etc) e estou meio que apanhando, mesmo sendo bobagens, tipo:

*Como setar uma variável de ambiente, adicionando-a ao PATH, no modo gr'afico (KDE/GNOME)? *Estou com Apache e Apache2 (não me perguntem pq). Qual deles devo referenciar no classpath? *Como ter certeza que o Postgresql está devidamente instalado e funcionando corretamente?