Re: Servidor perdendo o caminho do DNS

On Wed, 23 Jun 2004 11:42:29 -0300, Daniel <da_picon@yahoo.com.br> wrote:
> Pessoal, estou com um problema muito estranho.
>
> Tenho um Debian 3.0 r1 como NAT aqui na minha rede. O servidor DNS é o da
> USP, não precisei montar o DNS aqui.
>
> O problema é que a internet funciona por cerca de 4 horas e de repende, o
> sistema nào resolve mais nome nenhum. Eu dou um ping no servidor dns aqui da
> usp e ele responde sem problemas, sinal de que nào foi ele que caiu.
> Reinicio o serviço de rede e as regras do debian e nada, aí eu dou um reboot
> na máquina mesmo e tudo volta ao normal.

Tente conectar-se à porta 53 tcp do servidor de DNS.
Tente utilizar uma ferramenta de resolução de nomes (host, dig) e
utilize-as em modo verbose.
O fato de você reiniciar a máquina pode não ter nada a ver.
Simplesmente o tempo que você leva pra reiniciar pode ser o
suficiente.
Já tentou esperar alguns minutos?

Tentou pingar outros hosts? Anote o IP de uma máquina do google, e
pingue quando isso acontecer. Funciona?

Qual é seu tipo de conexão? dial-up?

Algum IDS no meio do caminho, ou um firewall, que esteja com
"throttle" de quantidade de conexões por minuto?

[]s
Yves

--
Yves Junqueira