Re: Driver para SIS 530? No núcleo! :-)

Em Sun, Jun 20, 2004 at 10:34:23PM -0300, Cláudio Max escreveu:
> Em Sun, 20 Jun 2004 15:35:09 -0300
> "Diogo Silva" <diogofransil@hotmail.com> disse que:

> Eu perdi alguma coisa? As SIS da vida são suportadas pelo núcleo faz
> tempo. Eu tenho uma SIS 530 rodando 1024x768 em 24bpp há anos. A única
> coisa esquisita é que você não deve alocar pra ela, na bios, mais que
> 4 Mb de memória compartilhada. Na verdade 4 Mb é o ideal.

Eu tinha uma SiS 6326 off-board PCI, com 8MB, mas eu não conseguia usar
os infelizes 8MB... se eu tentasse forçar o X a usar todos os 8MB
disponíveis na placa, todo tipo de erro poderia acontecer. Pesquisando,
descobri que o 6326 (não sei se é o caso do 530) só era capaz de
endereçar 4MB de memória, daí os erros que ocorriam. Hoje uso um 740
onboard (creio que o chip gráfico é o 315), com 64MB, sem maiores
problemas.

Uma pequena correção, Cláudio: quem suporta placas de vídeo é o X, não o
Linux. Tudo sobre vídeo SiS em Linux:
http://www.winischhofer.net/index.shtml (em inglês). Essa é a página do
cara que escreveu o driver sis para o XFree86.

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org