Re: Consumo de Banda - Por dominio virtual

essa é uma mensagem que mandei semana passada... não sei se vc viu.

olá...

estou lhe respondendo este pois apesar de querermos sempre alternativas
ao que chamamos de proprietário, às vezes nos vemos num beco sem saída -
obrigados a arrumar soluções que não seja software livre - aqui livre no
sentido de estarmos livres de madarmos divisas de nossos próprios bolsos
para fabricantes. no entanto, a história que tenho para contar, nos traz
um final feliz, pois apesar de uma solução paga estar por trás disso,
estamos hoje conseguindo retorno do investimento, por
justamentecontrolar a banda 'em todos os aspectos'.

a ferramenta que venho vos apresentar se chama
etinc(http://www.etinc.com), e com ele você não é só capaz de controlar
a banda, mas também capaz de limitá-la das mais variadas formas: via
ip(único ou para uma rede inteira), por protocolos, por portas, por
domínios vituais e este ainda possui integrada a função de firewall.

para colocar esse ambiente funcionando, vc precisará de uma máquina(com
GNU, claro!) que funcionará como bridge na sua rede,  duas placas de
rede e o etinc instalado. vc tem a condição de experimentar o produto
durante 30 dias, sem problemas. porém, fazer essa brincadeira funcionar
custa caro se vc quer apenas controlar a banda de seus
clientes/usuários. mas se vc quizer cobrar pela utilização e ainda se
utilizar de controles que não só bloqueie mas que também controle o uso
da banda, fazendo com os seus clientes/usuários paguem por isso, vale o
investimento, pois vc paga o produto de curto para médio prazo,
dependendo do número de clientes e a largura de sua banda. hoje a
licença de ativação fica em torno de us$795 e é valido apenas para as
duas placas de redes que vc possui, pois para gerar a licença,
necessário se faz rodar um programa na máquina onde está instalado o
produto que gera uma key baseada no MAC address das suas placas.

temos esse produto rodando conosco aqui já fazem 2 anos e estamos muito
satisfeitos, pois mais do que cobrar os usuários é ver e constatar que a
ferramenta realmente faz aquilo que se propõem(principalmente no que diz
respeito a controle de banda por virtual domains). hoje não temos um
time de programadores que possa trabalhar integralmente na construção de uma
ferramenta como essa, mas creio que num futuro não muito distante
teremos ferramentas similares que possam fazer o mesmo. no mercado hoje,
para fazer o que vc quer, MRTG(com o rrdtools) ou o CACTI, o IPTRAF ou
SLURM resolva, mas vc não terá com exatidão nem com tamanho grau de
descrição o que o ETINC faz hoje.

como podemos percerber temos o bandwidthD que tb é uma opção.

espero tê-lo ajudado e me perdôem aqueles que por ventura se sentiram
ofendidos por eu estar colocando em pauta um assunto que talvez não
caiba aqui nessa lista, por se tratar de algo pago. sei que além de M$,
RedHat, Conectiva entre outras são proibidos por aqui, mas gostaria
apenas de atentá-los para o detalhe de que, apesar de pago é uma solução
LINUX - que significa muito mais do que debian, slackware, mandrake,
redhat, whatever.... me refiro ao kernel!

mas uma vez, peço minhas sinceras desculpas a lista pois não quero que
discussões como a tivemos há algum tempo atrás voltem a acontecer por
simplesmente falta de tato de nossos integrantes(estou me incluindo
nessa por estar abordando um assunto nem tanto, mas um pouco fora do
escopo por estarmos falando de $$).

espero que, sinceramente, eu tenha de alguma forma ajudado!

cordialmente,

  .,p**"*=b_    Marco Almeida da Silva
 ?P"  .__ `*b   Technology / Tech Support
|P  .d?'`&, 9|  Rits - Network Information of Third Sector
M:  |}   |- H'  marco@rits.org.br
&|  `#?_._oH'   +55-21-2527-5494
 `#?.
   `^~.