Como fazer um .deb

Dae pessoal,
Estou com um problema na hora de empacotar um shell script pra .deb. Uso o dh_make que cria o diretorio 'debian/'  com os arquvos control, changelog, copyright, rules e etc... Apos editar tais arquivos eu digo o comando 'dpkg-buildpackage -rfakeroot' que cria o .deb. O meu problema eh: na hora em q eh criado o .deb, o Makefile que fica dentro do diretorio do meu pacote eh executado. Como faço para NAO executar esse Makefile? Pra que serve esse Makefile? Realmente eu devo usar esse Makefile?

abraço
TIAGO VIGNATTI