Re: Iptables+Dns+Squid...URGENTE!!!!!!

Olá Pigmeu,

A solução que eu achei para esse problema foi adicionando uma regra de SNAT.
O pacote entra no firewall pela interface interna procurando pelo IP EXTERNO
e volta para a rede interna.
O problema ocorre justamente nesse momento.

A maquina que solicitou o pacote solicitou para o IP 200.x.x.x e quem vai
responder é a maquina 192.x.x.x, então a maquina solicitante não reconhece
aquele pacote de retorno e o descarta.

Colocando a regra de SNAT o pacote entra no firewall com o IP de destino
sendo o 200.x.x.x e troca o endereço de destivo para 192.x.x.x , ocorre o
roteamento e antes do pacote deixar o firewall ele troca o IP de origem para
o IP da interface interna do firewall.

Dessa forma o servidor web não responde diretamente pra maquina solicitante
e sim para o firewall que por sua vez responde para a maquina solicitante.

A principio isso pode parecer meio confuso, mas vc pode consultar o mesmo
material que eu em:
http://www.davidcoulson.net/writing/lxf/39/iptables.pdf

Fazendo isso vc deixa as configurações do seu DNS somente para atender as
solicitações EXTERNAS, sem precisar de configuração extra.

Exemplo de como deve ficar a regra:
/sbin/iptables -t nat -A POSTROUTING -o <interface_interna> -s
192.168.0.0/24 -d 192.168.0.0/24 -j SNAT --to 192.168.0.1

Faça as alterações necessárias para a sua realidade.

Espero ter ajudado

[]'s

Thiago Marum