From: "Flavio Alberto Lopes Soares" <flavio@maqplas.com.br>
To: "Debian User Portuguese" <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Tuesday, June 01, 2004 6:48 PM
Subject: openvpn - como ligar 2 redes

Olá a todos,

Estou montando um esquema de backup aqui na empresa e cheguei num ponto
que não sei para onde seguir, vou explicar o que quero fazer :

Aqui temos 2 máquinas Windows2K (fazer o que... :-( ) para projetos
mecânicos (Autocad, SolidWorks, etc) numa rede local e outra rede onde
ficam ligados todos os outros computadores da empresa, estas 2 máquinas
ficam separadas da rede principal pela política de segurança da empresa
assim não há acesso a internet, nem cópia de desenhos para outras
máquinas, a única máquina que fica conectada a eles é a máquina do
diretor da empresa responsável pelo projeto mecanico, esta máquina roda
WinXP Professional (fazer o que... :-( ) e tem 2 placas de rede, uma
ligada a rede principal e outra à rede destas máquinas, atualmente
fazemos o backup dos arquivos destas máquinas rodando o programa SOS
Backup nesta máquina do diretor armazenando os arquivos copiados das
duas máquinas e posteriormente transferidos para minha máquina Debian
Unstable que fica na rede principal e que possui uma unidade de fita
Tandberg, tudo funciona OK porém agora resolvemos colocar uma máquina
com Debian nesta rede de desenhos para atuar como servidor de arquivos,
impressão e backup, o backup será feito da seguinte maneira :

Instalei o OpenVPN na máquina WinXP do diretor, no servidor de arquivos
de desenho (Debian) e na minha máquina (Debian) e configurei na máquina
WinXP 2 VPNs, 1 para minha máquina e outra para o Servidor de desenhos
da seguinte forma :

         VPN1 rede desenhos        VPN2 rede principal
DESENHOS ------------------DIRETOR------------------MinhaMaquina
IPs    10.3.0.1    10.3.0.2 WinXP 10.4.0.2       10.4.0.1

as VPNs de cada nó funcionam perfeitamente mas agora eu quero comunicar
diretamente minha máquina (IP 10.4.0.1 na VPN com o XP) com o servidor
de desenhos (IP 10.3.0.1 na VPN com o XP) via NFS (mas aí é outra
história) mas não tenho idéia de como proceder, ví alguma coisa sobre
BRIDGES mas não compreendi bem o que vem a ser e não sei se é a solução
para o meu problema, assim peço a ajuda dos colegas para alguma idéia de
como proceder nisto.

Obrigado por toda e qualquer ajuda

Sucesso a todos

--