pergunta um tanto qto

Olá

Me desculpem a pergunta, que é meio boba. Instalei o Debian(stable) em fev.
Olhei um pouco e começo a mexer realmente agora.

Adicionando um usuário não é criado o /home correspondente. Olhei o
/etc/adduser.conf e está lá DHOME=/home e outras. No /etc/passwd tb tem o
user, mas no /etc/group não, apesar de ter estar especificado no arq de
conf.

Tentei até reboot. Já tô meio enrolado com o samba(primeira vez que
tento configurar) e me aparece essa. Que ducha de água fria.

Como se adiciona um usuário com home e group no Debian?

Acesso pelo ssh como usuário normal e ai $su. Seria esse o problema?

Agradeço a atenção desde já
abraços
Beto

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/