Não consigo inverter botões de mouse no X

Colegas,

Preciso do skill de vcs! A pergunta é meio besta, mas já arranquei
muitos cabelos e não consigo sair do lugar.

Não consigo inverter os mouses no meu Debian (do serviço). Instalei o
woody 3.0, e depois mandei um 'apt upgrade' para testing. Ele está com
Gnome2.4, Xfree4.1 e metacity.

Ao tentar mudar os botões, quer por modprobe -e 'pointer = 3 2 1 4 5' ou
pelo config gráfico (menu Aplicações|Preferências|Mouse), os dois botões
ficam funcionando como botão de menu de contexto! Aí fica uma zona até
eu conseguir desticar o 'modo de mouse para canhoto'.

Cheguei a desintalar o x-window-system e o gnome e reinstalar de novo,
mas o mesmo comportamento continua! Pior: anteriormente a máquina estava
com RH9 e o mouse funcionava perfeitamente! Será que vou ter que me
render ao RH e aos rpms?

Detalhe: em casa tenho tb um Debian testing cujo mouse funciona
direitinho, sem nenhum problema!