Mudar usuário para executar programa em modo gráfico

Olá pessoal

Como eu executo um programa em modo gráfico como um usuário diferente do
qual estou logado?

Por exemplo estou logado como root mas não quero executar um determinado
programa como root mas também não quero ter q sair do X mudar de usuário
e rodar o programa. Gostaria de dar um su (sei que não é possivel) em um
terminal que abri no X e depois rodar o programa, acho que o Suse (não
tenho certeza) faz isso com um "xsu" ou algo parecido.

Se alguém puder ajudar fico grato.

[]s

Formel