Problema com Gnome

Pessoal,

não consigo fazer o Gnome rodar na minha máquina
(com uma placa de video XSabre (tá usando o módulo sis5513)).
Já tentei com o Sarge e com o Sid e nada!!!
O engraçado é que quando eu instalo o KDE funciona numa boa!!!
O problema que acontece com o Gnome é quando eu vou abrir
qualquer janela de propriedade de algum objeto. Por exemplo:
clicar com o botão direito na barra de menus e selecionar Propriedades.
Quando faço isto o Gnome trava!!!

Se alguém já possou por este problema por favor me dê um toque.
Grato,
--
Marcelo Neres dos Santos