Dúvidas: Fetchmail, popa3d e procmail

Primeiramente, desculpem pelo mail tão longo ... :-P

Dúvida 1:
Galera, é o seguinte: Estava lendo o Guia Foca Gnu/Linux para configurar o fetchmail e lá está escrito assim:

"É o programa mais tradicional no recebimento de mensagens através dos serviços pop3, imap, pop2, etc. no GNU/Linux. Ele pega as mensagens de seu servidor pop3 e as entrega ao MDA local **ou** nos arquivos de e-mails dos usuários do sistema em /var/mail" (http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-inter.htm#s-inter-emails-r)

Assim, teoricamente ele faz o q eu queria, baixa as mensagens do meu provedor e grava em /var/mail/$user, sem a necessidade de algum MTA.

Bem, seguindo o guia eu criei um arquivo ~/.fetchmailrc, dei as permissões (chmod 0710). Só q se eu executo "fetchmail -v" sem estar rodando um MTA na maquina (sendmail por exemplo) ele dá erro na hora de entregar as mensagens localmente. E se eu executo o mesmo comando com o MTA rodando, vai na boa.

Agora pergunto, tem como o fetchmail trabalhar sozinho como o guia diz? Em caso afirmativo, como eu faço?

Só pra constar meu fetchmailrc contém:

poll pop.sao.terra.com.br protocol pop3
        user ederson password ******** keep fetchall is ederson here

Dúvida 2:
Sei q ao invés de o fetchmail entregar as mensagens ao MTA, ele pode entregar diretamente a um MDA, por exemplo o procmail. Bom, q eu saiba o procmail serve para separar em pastas diferentes as mensagens segundo alguns criterios definidos pelo usuario (por exemplo separar as mensagens com certas palavras no campo assunto). Pois bem, queria saber se usando o procmail para receber as mensagens do fetchmail, eu conseguiria utilizar um servidor pop3 (por exemplo o qpopper) para enviar esses e-mails para minha rede interna (doméstica)?? Aproveitando, o procmail "serve para mais alguma coisa" (sem menosprezar o mesmo)??

Dúvida 3:
Alguém sabe onde eu posso encontrar uma fonte de informação decente para o servidor popa3d ?? Eu li a manpage dele e o site dele (http://www.openwall.com/popa3d/), mas não encontrei nenhuma informação sobre a configuração do mesmo.

--

 Õ¿Õ¬  Ederson L. Corrêa
  -