Re: desinstalar componentes do KDE

Em Tue, 30 Mar 2004 05:28:03 +0100
ruka <rukinhas@netcabo.pt> disse que:

> mas se eu fizer isto ele nao me remove o KDE??? é que ele diz que vai
> remover o pactote que eu especifiquei e mais outros (entre eles aparece
> lá KDE).

Esse pacote "kde" é um metapacote. Ele em si não contém nada, só
dependências para que o KDE seja instalado _inteiro_. Mas não é o KDE
inteiro que você quer, logo pode deixar ele desinstalá-lo.
Você pode ficar preocupado se ele quiser desinstalar coisas como o
kdelibs, kdebase-data ou kdebase-bin. Mas isso não é nem de se preocupar,
a avalanche de pacotes a desinstalar vai ser tão grande que você perceberá
de cara que algo está _muito_ errado! :-)

> e já agora isto:
> apt-get remove --purge `deborphan`
> faz exactamente o que?

Remova e expurgue (os arquivos de configuração) de todas as bibliotecas
que o deborphan dizer que são, bem, órfãs... :-)
Uma biblioteca órfã é aquela em que não há um único programa que a use.
Como uma lib pode depender de outra, você tem que ficar repetindo até que
ele não retorne mais nenhuma exclusão.
Se não tiver instalado, apt-get install deborphan !

Abraço
Cláudio