Deletar arquivos

Ola pessoal

 estou com uma duvida se alguém puder por favor me esclareça.
Eu criei em meu diretorio home um sub diretorio em seguida baixei alguns
arquivos da internet para este diretório o problema é o seguinte estes
arquivos não são mais interessantes para mim então eu tento deletar os
mesmos e recebo a mensagem o arquivo não existe, eu pegunto se o arquivo
não existe como eu estou vendo seu icone  no diretório e mais, através
da opção propriedades é mostrado até o tamanho do arquivo que loucura é
esta existe ou não existe estes arquivos em meu diretótio.  Obs também
não consigo mudar a permissões destes arquivos.ou seja não posso fazer
nada com eles.

desde já obrigado.