Re: Copiar HD com dd

Em Fri, Mar 19, 2004 at 07:08:52PM -0300, Christoph Simon escreveu:

> O dd copia o MBR sim. Por isso é importante que a geometria dos discos
> seja igual. Se o disco destino é menor pode ter problemas sérios (head
> crash). Também existem alguns discos novos que reservam os primeiros
> setores para configurações internas, o que o dd vai matar. Também
> lembre que o dd vai copiar todo o disco, não importa se há dados ou
> não. Se os discos estão quase vazias, com certeza um simples "cp -a"
> vai ser bem mais rápido. E por último, tente brincar com o
> blocksize. Tentou colocar 16k? Talvez então vai mais rápido.

Me lembro que uma vez instalei um Debian em um sistema PPC antigo (Bull
Estrella, alguém já ouviu falar? Motorola M68xx) Pois bem, compilei o kernel e
o instalei usando o dd: dd if=/usr/src/linux-2.4.20/arch/ppc/bzImage
of=/dev/sda0 (foi meio na doida), cruzei os dedos e mandei reiniciar o
sistema.  Pois funcionou que foi uma beleza, o sistema iniciou direto
no kernel novo.

--
Quidquid latine dictum sit altum viditur