Problema para configurar teclado e monitor

O meu teclado é do tipo abnt2. No linux, a tecla ç está funcionando (o que
já é meio caminho andado) mas tem algumas teclas fora do lugar. Por
exemplo, no meu teclado, a tecla \ fica no canto inferior esquerdo, mas o
linux acha que fica no canto superior direito.
A minha tela também não está bem configurada. Quando um nome de diretório
contem acento ou ç,ele aparece errado e vem com a mensagem "Invalid
Unicode". Isso traz grandes problemas, pois alguns programas (como o
gxine) simplesmente não enxergam diretórios com invalid unicode.
abraços,
                  Jorge