Re: [RN] Debian vota o futuro do "non-free"

Caros:

Tenho observado algumas opiniões, que classificarei de "puristas", sem
qualquer menosprezo, absolutamente contrárias ao software não-livre. Creio
já ter expressado minha opinião neste espaço, e é justamente a de que é
preciso estabelecer mecanismos de convivência entre o software livre e o
proprietário.
Sem mais delongas, um exemplo: trabalho com aplicativos (em geral windows)
que custam muitos milhares de US$, cada cópia; são softwares que contém uma
altíssima dose de conhecimento de engenharia embutido e cujo número de
cópias utilizadas no mundo é da ordem de algumas centenas, não mais que
isso. Obviamente o fabricante vende não simplesmente um código executável,
mas todo o conhecimento acumulado por gerações de engenheiros e, claro,
nenhuma parte do código é aberta. Pois bem, alguns deles estão hoje sendo
portados para o ambiente Linux. Obviamente serão aplicativos proprietários,
caros, e afastados de qualquer filosofia de software livre. Ou aceitamos
essa convivência com o software proprietário, ou teremos eternamente que
utilizar o s.o. windows para executar esses aplicativos.

Contudo, não creio que o objetivo das equipes de desenvolvimento Debian, ou
de outras distribuições, seja o de impedir ou facilitar o avanço do software
não-livre. A questão proposta abaixo, segundo entendo, é referente apenas ao
conteúdo dos mirrors: se devem ou não conter este tipo de software. Talvez
seja por ignorância, mas me parece que esta é uma questão menor.

[ ]'s
Paulo.