Re: stable/unstable (LONGO)

Olá,

On Sun, Feb 29, 2004 at 11:22:23AM -0300, Mauricio Bonani wrote:
> [...]
> textutils time util-linux vacation vim vnc-common vncserver webalizer
> wenglish wget whiptail whois xbase-clients xfree86-common xlibmesa3 xlibs
> xserver-common xserver-xfree86 xutils zlib1g
> 50 packages upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 297  not upgraded.
> Need to get 28.6MB of archives. After unpacking 6721kB will be used.
> Do you want to continue? [Y/n] n
>
> Existe risco de algum serviço que tenho parar de funcionar com esse upgrade?
> Nessa máquina sirvo alguns domínios, mail server autenticando no mysql, ftp

Sim, existe. Afinal, você vai atualizar para "unstable" (instável). Ao
usar a unstable, você deve estar ciente do fato de que seu sistema pode
quebrar (levemente ou profundamente) de tempos em tempos e não há
maneira fácil de saber disso antecipadamente.

Aliás, existe uma grande chance de seu sistema quebrar durante a
atualização de stable para unstable. Fiz esses testes de atualização
diversas vezes ultimamente e, apesar de diversas vezes nada de errado
ter acontecido, algumas vezes problemas aconteceram.

> Qual seria a melhor alternativa para essa opção?

Se seu servidor é de produção e você não pode correr o risco de pará-lo,
não use unstable. Se você tem a necessidade de usar somente alguns
pacotes mais atualizados, tente verificar se backports dos mesmos não
estão disponíveis em http://www.backports.org/ .

Dificilmente você realmente precisará atualizar todo o Debian para
unstable se a idéia é usar apenas alguns pacotes atualizados. Sendo
assim, indo pelo caminho menos perigoso (pelo menos teoricamente), use
somente os backports dos pacotes que você realmente necessita.

De qualquer forma, mesmo usando pacotes disponibilizados pelo site
http://www.backports.org/, tenha em mente que tais pacotes, apesar de
geralmente serem os mesmos pacotes da unstable recompilados e adaptados
para serem usados na versão stable (e teoricamente, testados pelo menos
minimamente), não são pacotes oficiais e, portanto, não têm garantia de
funcionamento correto.

De qualquer forma, caso você esteja se sentido realmente corajoso, o
procedimento que você usou para atualização stable -> unstable está
incorreto. O correto seria usar :

$ apt-get update
$ apt-get dist-upgrade

Pessoalmente, tenho o hábito (que ganhei com experiências de atualização
do antigo stable (potato) para o stable atual (woody) de executar um
passo adicional entre os dois passos que listei acima. O que *eu* faço
(não é nenhum procedimento oficial, somente o que eu costumo fazer) é
usar :

$ dselect update
$ apt-get install dpkg apt libc6 perl
$ apt-get dist-upgrade

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||