DROPAR NAT EM TODA REDE (MENOS PARA ALGUNS IPs)

Salve lista !

Cá estou novamente com minhas dúvidas duvidosas...

Aqui na empresa, aderimos a pouco tempo o uso do Squid no gerenciamento de
acesso à
Internet só que como em toda regra existe excessões, a diretoria quer
navegar livremente (NAT).

A solução que pensei, foi em dropar o acesso à NAT em determinados IPs da
rede...
Forçando assim a obrigatoriedade de passar pelo Squid para navegar.

até ai, tudo ok.

Regra que estou usando pra isso:
iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.XX.XX -o eth1 -j DROP

Esta é uma maneira artesanal que encontrei pra fazer isso,
pois aplico essa regra pra cada IP que nao quero que nao aceite NAT.

Meu problema é que aqui na empresa, temos 25 equipamentos e
com previsão de duplicar esse numero em alguns meses.

Sendo assim, vocês já devem imaginar o transtorno....

Existe uma maneira mais fácil de travar isso EM TODA A REDE
e liberar NAT para determinados IPs ?

Na realidade seria o inverso doque estou fazendo hoje.

Não sei se consegui me expressar direito....

""ACHO QUE É POR ISSO QUE MINHA ESPOSA RECLAMA.... EU DEVERIA TER FEITO
DIREITO...""

[]'S

André