Para que serve o tmpfs e o /dev/shm

Pessoal

Notei que quando dou um df -h aparece uma linha estranha:

Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/hda2             5,9G  4,0G  2,0G  68% /
/dev/hda3             3,0G  1,4G  1,6G  47% /home
/dev/hda8             3,2G  2,1G  1,2G  64% /mnt/hda8
tmpfs                  55M     0   55M   0% /dev/shm <====

Alguém sabe o que é isso? Aconteceu depois que atualizei o sistema. E nas
duas máquinas que tenho. Uma usa kernel 2.4.20 e a outra 2.4.24 ou 2.6.1

Busquei no google e achei alguma coisa sobre memória compartilhada
(POSIX SHared Memory), mas não conhecia isso de tmpfs. É útil? Porque o meu
sistema está montando isso por default? Eu não mandei ele fazer isso.
Já desmontei o tal /dev/shm e não afetou em nada a máquina. Alguém sabe
qual o pacote/arquivo que controla isso. No meu /etc/fstab não tem nenhuma
referência a isso.

Achei umas mensagens no arquivo da lista falando de um tal de ardour e
jackd que precisam do shm, mas não lembro de ter instalado nada parecido.

Obrigado

Leandro

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - leandro@androle.pro.br