Re:vpn

> Gostaria de saber se tem alguém aqui da lista que ja tenha
> configurado uma vpn no debian e qual a solução escolhida (openvpn ou
> freeswan) e pq da escolha e onde eu posso conseguir algumas receitas
> de bolo.

Eu acabei de montar uma vpn, onde ambas as etacoes tem ip fixo, e fiz
uma especie de receita de bolo. So que tem dois inconvenientes em
relacao ao debian. A primeira eh que a instalacao foi feita via codigo
fonte, ja que os micros gateway eram slackware. A segunda coisa eh que
a versao instalada eh a versao 2.0x e o que esta na stable eh a versao
1.9x. Se voce ainda quiser eu posso enviar para voce.

Junto dessa menagem vou enviar alguns links sobre vpn, espero que te
ajude.

http://www.dextra.com.br/opensource/howto/freeswan.htm

http://www.pdxlinux.org/doc/freeswan/doc/HowTo.html

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/tutoriais/000210.html