Re: Notebook e Debian

Marcio de Araujo Benedito disse:
Em Sex, 2004-01-30 às 07:12, biande escreveu:
Boa tarde! Sinto insistir na questão notebook e debian, mas é que sou totalmente leigo quanto a notebooks.

Uai? Existe diferenca entre notebook e os outros computadores em geral?

Como não? E os Intel Centrino, Pentium-M, Chipset ATI IGP 345M, GeForce4 Go...

Se alguém utiliza debian em notebook, por favor, respondam-me, mesmo que em PVT e digam-me a compatibilidade de seu modelo com o debian.

Nao existe esse negocio de "compatibilidade com debian"! GNU/Linux e o
mesmo em qualquer lugar! Eu uso, ha pelo menos 8 anos, notebooks com gnu/linux e nunca tive
problemas que impecam o uso. Desde um IBM pentium 120 com 16MB de RAM
rodando slackware 3.3 kernel 1.2 ate este HP Celeron Coopermine 650 com
512MB de RAM com debian unstable kernel 2.6.0.

Bom, tá certo GNU/Linux é GNU/Linux em todo lugar, mas é que Debian não é Red Hat que por sua vez não é Mandrake, nem Suse nem Conectiva.

Muito obrigado pela atenção.

Mas o que voce quer saber????
Eu ein....
[]'s

Bom, é que estou avaliando a aquisição de um notebook e estou pensando nos seguintes modelos:
Toshiba A10-S177 (chipset gráfico Intel 852GME);
Toshiba A25-S279 (chipset gráfico Ali CyberAlladin-P4);
HP NX9010 (chipset gráfico ATI IGP 345M); Pelo que andei lendo, o que apresentaria melhor compatibilidade com os módulo do Kernel Linux quanto do XFree86, seria o Intel 852GME, embora não seja um chipset com nenhuma pretensão 3d (é o que li). Já o Ali CyberAlladin-P4 pretende ser viável para 3d, mas parece que não existe este suporte nos módulo do XFree86. Quanto ao ATI IGP 345M seria o melhor de todos, mas alguns relatos que li (em inglês e sou um nada em inglês) revelaram que é complicado colocar este chip para funcionar e não tenho nem idéia se o seu suporte 3d seria aproveitado no Debian (ou qualquer outra distro que usa XFree86). O ruim seria comprar algo mais "porrada" e não poder aproveitar porque a industria de hardware ainda faz pouco caso de nós. Quanto ao restante dos periféricos, realmente, parece não haver maiores problemas (a não ser quanto ao modem). Por isto insisto em saber se o vídeo (integrado de todos eles) funcionam nem com Debian (GNU/Linux). Muito obrigado pela atenção de todos.
--
Flávio Menezes dos Reis
biande@pop.com.br

--