Modem Adsl no Debian

Oi Pessoal!
Existe algum "segredo" pra configurar um modem adsl d-link 500g router no debian? é pq até o momento nao consegui...
O Ip que eu devo definir como roteador é o do provedor aqui da minha cidade ou da BrasilTelecom (BRTurbo)?
Ja tentei de tudo mas até agora nada deu certo. Sei que, pelo que dizem, a configuracao de um modem adsl é bem simples no linux. mas...

New! Unlimited Netscape Internet Service.
Only $9.95 a month -- Sign up today at http://isp.netscape.com/register
Act now to get a personalized email address!

Netscape. Just the Net You Need.