Acentuação no wine

Olá, lista!

Tou com um problema meio diferente. Estou rodando com wine num cliente meu
um programa de pesquisa jurídica. Qualquer pesquisa que faço, quando digito
algum acento (acento agudo, grave, til, etc) o programa "congela" e só dando
um KILL nele.

Ele dá o seguinte erro:

---------------------
fixme:keyboard:X11DRV_KEYBOARD_DetectLayout Your keyboard layout was not found!
Using closest match instead (VNC keyboard layout) for scancode mapping.
Please define your layout in dlls/x11drv/keyboard.c and submit them
to us for inclusion into future Wine releases.
See the Wine User Guide, chapter "Keyboard" for more information.

o Wine que estou usando é do repositório do Debian. Estou usando o sarge com
um repositório do sid (deb http://ftp.carnet.hr/pub/debian/ sid main contrib).

Detalhe no VNC keyboard layout: estou conectando nesse cliente usando VNC.
Se for local, ele dá um erro parecido, só trocando o que está entre
parênteses.

Abraços
Danilo