Re: Como crio os dispositivos corretamente?

On Thu, Jan 15, 2004 at 08:54:08AM -0200, Paulo Renato wrote:
> Tenho um CD-Rom LG e um gravador CDRW LG que só funcionam com drivers scsi,
> estou usando kurumin,o qual tem suporte a eles, mas quais procedimentos devo
> usar para criar dispositivos deles no KDE e entradas no fstab? quando tento
> criar atalhos  tenho, mensagens "bad superblock, wrong fstype, etc." Também
> não sei quais arquivos tenho de alterar permissão para qualquer usuário
> montar...

use as linhas apontadas na outra msg no fstab.

para os usuários comuns poderem gravar cd você pode:
1. instalar o cdrecord como setuid root; isto pode ser feito utilizando
o dpkg-reconfigure:
# dpkg-reconfigure cdrecord

desta forma, qualquer usuário pode usar o cdrecord para acessar o
dispositivo; não é conveniente alterar as permissões do arquivo do
dispositivo para isto.

2. instalar o sudo e adicionar os usuários (específicos ou todos) e
instruí-los a utilizarem o sudo para chamar o cdrecord (ou o gcombust ou
outro programa interface):
$ sudo gcombust

para adicionar os usuários e habilitá-los a usar o sudo você utiliza o
visudo, que é um editor para o arquivo /etc/sudoers.
$ man sudoers
# visudo

abaixo estão algumas linhas de um sudoers de uma das minhas máquinas que
tem um gravador de CD.

---------------------------------------
# Cmnd alias specification
Cmnd_Alias      CDRECORD=/usr/bin/cdrecord
Cmnd_Alias      GCOMBUST=/usr/bin/gcombust
Cmnd_Alias      XCDROAST=/usr/bin/xcdroast
Cmnd_Alias      MKISOFS=/usr/bin/mkisofs

# User privilege specification
root    ALL=(ALL) ALL
mario   ALL=(ALL) ALL
ALL     ALL = CDRECORD, GCOMBUST, XCDROAST, MKISOFS

para criar os dispositivos corretos sob /dev a maneira mais fácil é
utilizar o devfsd, habilitando suporte a devfs no kernel.

[]s,
--
Mario O.de Menezes, Ph.D.    "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                is the Lord's purpose that prevails"