Re: habilitar que usuários_comuns_desliguem_o_debian

Obrigado era isto que eu precisava pois o usuario mais frequente e minha sobrinha de 4 anos que apenas sabe escrever o nome dela (nome=senha) e jogar xletters e fingir que esta escrevendo no abiword

fredm@chesf.gov.br wrote:

> Sai que e mais seguro mas o micro fica na minha
> casa e ouitras pessoas leigas precisam utiliza-lo

não estava falando de segurança com ataques. Mas
segurança contra bugs nos programas do X.

> e nao quero dar a senha de root para que elas
> possam desligar e nem mexer com o sudo

realmente. não tem que dar mesmo não.

> mas isto foi na tentativa de editando o gdm.conf
> habilitar usuarios comuns a desligar pelo
> sistema>desligar . Apenas o root conseguiu fazer
> isto

bom. bote as duas opções
SystemMenu=true
SecureSystemMenu=false
no gdm.conf

reinicie o gdm (só o gdm, não a máquina) com
/etc/init.d/gdm restart (como root)

e veja se funciona. Com isto bem configurado até
sua faxineira (que não tem senha na sua máquina,
suponho) vai poder desligar a máquina.

Jupercio Juliano wrote:

> Também acho, quando preciso de fazer algo como root abro um x-term dou
> um su e belê.

Central anti-spam do Yahoo! Mail: com dicas, dúvidas e curiosidades!