som travando console (era: festival com o dobro da velocidade e travando a máquina)

gente,
resolvi o problema da dupla velocidade da voz no festival. mas continua a
travar.
não encontrei nada nos arquivos em /var/log . estou perdido sem saber onde
procurar
para tentar diagnosticar o problema. Eu acho que deve estar acontecendo
alguma
interferencia entre o dispositivo de som e o console (mouse e teclado).

Mas fiz uma experiencia. dei um shutdown -h +1 para o computador desligar
em um minuto
e dei um (SayText "algum texto") no festival. o som saiu, como sempre,
travou o teclado
e o mouse, como sempre. esperei o um minuto para o shutdown desligar o
computador
e nada... Parece que o festival tá travando mais que simplesmente o
teclado.

            Paro por aqui, Fred

http://www.cstr.ed.ac.uk/cgi-bin/lists.cgi?config=festival_faq&entry=arunning_festival/speed.html