Compilar Programa

Bom dia Galera,

Estou tentando instalar um programa de backup chamado Flexbackup , fiz o download do arquivo flexbackup1.21.tar, mas não consigo instalar tal programa.Já utilizei o apt-get , o dselect e até mesmo o dpkg -i , mas todos me retornam que este não é um formato reconhecido pelo debian.Já descompactei o arquivo mas acho que agora será preciso compilar o programa.Só que não lembro como se compila programa.Alguém pode me ajudar ?

Grato,

Carlos Átila