usar o linux como dvd player

Olá,

    quero conectar o meu pc a um receiver para tocar dvd.
    tenho um daqueles gravadores CD-RW/DVD da LG (4320B) e pelo que vi
    no manual, ele tem saida de audio digital.
    minha MB tem uma entrada CD_SPDIF e também saída SPDIF out. a placa
    de som é CMedia 8738 e segundo o manual da MB, a saída de áudio
    digital SPDIF IN/OUT vai até 24bits 44KHz, acho que é suficiente.
    agora as dúvidas:
    - alguém já fez estas conexões? se sim, quais os resultados?
    - o mplayer tem suporte para audio 5.1; alguém já usou? é bom?
    - se eu utilizar a saída SPDIF e conectá-la no receiver - que tem
      uma entrada de áudio digital, terei o 5.1?

    Eu sei que é 1/2 OFF, mas qualquer ajuda neste sentido, inclusive
    links são benvindos.

    tudo isto, porque o meu filho, que chegará dentro de alguns meses,
    vai tomar conta do quarto e o PC será expulso para a sala; como o
    meu HT está com pau no leitor de dvd, ...

    abraços

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.    "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                is the Lord's purpose that prevails"