Re: codificacao de caracteres no e-mail

Parece que essa foi a resposta mais técnica :(... deixa eu então
completar.

2003-12-15, 17:01 -0200, Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra:

Primeiramente deve se entender que geralmente o problema está em quem te
enviou o e-mail. Quando você escreve um e-mail, geralmente você utiliza
a codificação padrão do seu sistema (seja global ou só pro seu usuário).
Se você usa iso, então o texto gerado será iso, se utf então o gerado é
utf. Quando você "anexa" este texto ao seu e-mail, o seu programa deve
colocar um cabeçalho chamado "Content-Type" que declara que tipo de
dados você está mandando: texto, imagem, midi, etc. E em qual
codificação ele deve ser interpretado: charset=iso-8859-1, ou utf-8, ou
iso-8859-15, ou us-ascii ou outra qualquer. Assim quando eu recebo o
e-mail, meu programa vai mostrar exatamente aquilo que você quis
mostrar. Infelizmente existem pessoas que usam uma codificação no
texto, e o programa não declara, ou usa um declaração errada. Esse é um
lado. O outro lado é se o meu programa tem suporte para a codificação
declarada. Geralmente suporte iso-8859-X não é problema. Se você receber
um e-mail em utf-8 e seu cliente não suporta isso, e resolve mostrar em
iso você vai ver no lugar dos acentos um "Ã" (A maiúsculo com til)
seguido de outro símbolo.

> 	Não.

Bom então como eu disse, geralmente isso é feito automaticamente, quando
o cliente lê o header. O problema são os header errados. Escrever em iso
e declarar utf ou vice-versa vai fazer qualquer um que receba o e-mail
pirar. Salvo quem usa o outloco, que geralmente usa iso, mesmo tendo
sido declarado ascii. O próximo e-mail que der problema, dê uma olhada
no header, e você vai ver que o erro está do lado do remetente.

> 	Sim, basta cada um usar um cliente de correio eletrônico que coloque o
> cabeçalho relevante.

E corretamente. Sendo que mais uma vez deve ser dito que Unicode é o
futuro, pois na mesma codificação você tem 65536 caracteres que dá pra
todas as línguas mais usadas no planeta, inclusive klingonico (?).

> 	A chateação é comutar entre correio eletrônico e outros textos.

Essa já foi respondida nos outros e-mails.

Até

Claudio

- --
+- .''`. ---| Dipl.-Inf. Univ. Claudio Clemens |------| Sarge |-------+
| : :' :   TU-München | Robotik & RealTime      GNU/Linux User #79942 |
| `. `'    http://asturio.gmxhome.de/begin.html asturio at gmx.net    |
|   `-     "YE GODS, I HAVE FEET??!"            <- Userfriendly       |
Frage an einem Hacker: Kannst Du C _ODER_ Assembler? : - Ja!